Atividades
📍 Formas viajantes
Visita-jogo – 1h
Vivemos num planeta azul — isso significa que há água por todo o lado! Podemos encontrar pequenas poças onde podemos brincar, mas também existem mares e oceanos que se perdem de vista. O que estará do outro lado? De barco ou de avião, podemos aventurar-nos e descobrir. Um triângulo pode ser uma vela para navegarmos por estes mares, ou dois retângulos podem transformar-se em asas para sobrevoarmos outros continentes. Venham descobrir que formas geométricas podemos juntar para criar novos meios de transporte e descobrir artistas do outro lado do oceano!
Conceção Francisca Valador e Inês Machado
📍 Um, dois, três… uma cor de cada vez!
Visita-jogo – 1h
Amarelo, azul e vermelho são amigos desde sempre, mas às vezes gostam de brilhar sozinhos — que tranquilo pode ser o azul do céu, que atrevido o amarelo-limão, ou alegre o vermelho-papoila! Também nas paletas dos artistas estas cores adoram ser protagonistas, mas, quando decidem brincar juntas, começam as surpresas. Saltam, deslizam, dançam e acabam por se misturar… e é aí que a magia acontece: surgem novas cores! Nesta visita-oficina, vamos primeiro descobrir as cores nas obras de arte do museu para depois, no atelier, experimentar misturar e pintar livremente.
Conceção: Francisca Valador, Inês Machado
📍 Cabeças no ar, pés na terra
Visita-jogo – 1h
Que bom é chapinhar no mar num dia de calor, correr descalço pela terra e fazer bolos de lama! Que bom é rodopiar e sentir a brisa fresca na cara! Que bom é aquecermo-nos junto dos pais, no calor da lareira! Água, terra, ar e fogo — quatro elementos que nos inspiram e dão muitas ideias. Venham ao museu descobrir como estes quatro elementos se fazem sentir nas obras dos artistas e que histórias e sentimentos trazem consigo.
Conceção Francisca Valador, Inês Machado
📍 O que se esconde no jardim?
visita-jogo – 1h
Um jardim é um lugar cheio de cor, sons, cheiros e diversão… A cor de uma flor, a textura da relva ou da terra, o som dos passarinhos e das árvores à nossa volta deixam-nos felizes. As obras de arte também nos permitem relaxar e imaginar sensações, cheiros e ruídos. A partir da obra Composition de Fernand Léger, vamos entrar numa narrativa de descoberta das formas de cores desta obra de arte. Atrás de um tapete sensorial, vamos ouvir, sentir e histórias construir.
Conceção Francisca Valador, Inês Machado
Descarregue [PDF]
Marcações e Contactos
As atividades realizam-se de terça-feira a domingo, das 10:00 às 17:00, e requerem sempre marcação prévia.
A marcação é sempre confirmada pelo Serviço de Educação e Mediação.
As visitas orientadas às exposições são realizadas exclusivamente por mediadores do Serviço de Educação e Mediação.
Número mínimo: 10 participantes
Número máximo: 1 turma
Marcações por telefone (+351) 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:30.
Marcações por e-mail: servico.educativo.museu@ccb.pt ou através do formulário
Preçário
Escolas e instituições (IPSS, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais) Visita-jogo, visita orientada, visita temática, visita geral e visita breve: 2 € / participante
Visita-jogo-oficina e visita-oficina: 3,5 € /participante
Grupos privados: preço sob consulta
Acessibilidades
Elevadores, rampas, casas de banho adaptadas e cadeiras de rodas.
Normas e recomendações
Antes da visita:
Rever as normas e recomendações do museu;
Chegar à receção do museu alguns minutos antes da visita;
Não levar comida ou bebidas para dentro do museu;
Deixar chapéus-de-chuva nos bengaleiros;
Deixar, se possível, as mochilas nos autocarros; caso contrário, devem deixá-las no bengaleiro ou nos cacifos;
Colocar telemóveis em modo silencioso antes de entrar no museu.
Nota:
Os professores ou acompanhantes são sempre responsáveis pelo comportamento e segurança do grupo; em situação alguma assumirá o museu essa responsabilidade.
Durante a visita não pode:
Falar alto / Perturbar as visitas de outros grupos / Correr / Empurrar / Ultrapassar as linhas limitadoras no pavimento / Tocar nas obras e nos suportes expositivos
Encostar-se às paredes / Tirar fotografias, para não perturbar / Só é permitido desenhar ou escrever com lápis em suportes inferiores a 30 x 40 cm.
A utilização de outros materiais é reservada a atividades orientadas por colaboradores do Serviço de Educação e Mediação;
Só é permitido tirar fotografias sem flash.
A programação pode ser alterada por motivos imprevistos.
A FCCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção da memória da sua atividade artística.
Recolha de imagens:
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Newsletter
Serviço Educativo e Mediação
Inscreva-se e receba todas as novidades sobre o programa do Museu de Arte Contemporânea MAC/CCB.