Datas / horários
De 27 de novembro de 2025 a 22 de março de 2026 10:00 às 18:30 no Piso 0
Inauguração: 26 de novembro, 19h00 Entrada livre
Exposições
Lugar de estar: o legado Burle Marx
Diálogos com Fernanda Fragateiro, Filipe Feijão, Mónica de Miranda, Juan Araujo, Lourdes Castro
Lugar de estar: o legado Burle Marx é uma exposição que toma como ponto de partida vinte e dois projetos paisagísticos para áreas públicas desenvolvidos ao longo de sete décadas por Roberto Burle Marx (1909–1994) e pelos seus colaboradores. Considerado um dos mais inovadores paisagistas do século XX, e uma figura de referência no desenvolvimento do panorama urbano brasileiro, Burle Marx está associado ao imaginário moderno de grandes cidades como Brasília e Rio de Janeiro.
Enquanto paisagista atento às questões da botânica, aprofundou conhecimentos em torno da flora brasileira e identificou dezenas de espécies endémicas, alertando para a importância da preservação ambiental. A utilização dessas espécies nos seus projetos gerou uma linguagem moderna singular, subvertendo a geometria e organização dos jardins europeus. As linhas simbióticas e as formas orgânicas dos seus projetos evidenciam igualmente afinidades com a arte e a arquitetura moderna. Durante mais de quarenta anos, Burle Marx foi também um defensor acérrimo dos biomas brasileiros, principalmente da Mata Atlântica, da Amazónia e do Cerrado.
Incluindo estudos de composição, croquis, desenhos, fotografias e materiais de imprensa, esta exposição desenvolve-se através de cinco eixos — «Construir cidade e espaço público», «Compromisso estético e ético», «Projeto moderno», «Ativismo ambiental» e «Património botânico» —, numa seleção que também estabelece diálogos com seis artistas que vivem e trabalham em Portugal. Através da pintura, Juan Araujo investiga criticamente a arquitetura moderna, especialmente no Brasil e na América Latina; Filipe Feijão aborda as noções de construção e ruína; Mónica de Miranda dá destaque aos jardins «invisíveis» dos arredores de Lisboa; Fernanda Fragateiro sublinha o direito à fruição estética nos jardins públicos; Lourdes Castro dialoga com o património botânico autóctone da ilha da Madeira; e, finalmente, João dos Santos Martins explora a relação entre a coreografia e o jardim. Em confronto com os eixos da exposição, cada um
destes artistas estabelece perspetivas inéditas sobre a obra de Burle Marx.
Curadoria de Instituto Burle Max e Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Isabel Ono, Pablo Lafuente, Beatriz Lemos. Adaptação e curadoria no MAC/CCB de Nuria Enguita, Marta Mestre. Artistas convidados Juan Araujo, Fernanda Fragateiro, Mónica de Miranda, Filipe Feijão, Lourdes Castro, João dos Santos Martins.
Desenho Expositivo Diogo Passarinho Studio + RAR.STUDIO
◾ Conversa prévia
Quarta-feira, 26 de novembro, às 18:00
Com Isabela Ono (Instituto Burle Marx), Pablo Lafuente (MAM Rio), Nuria Enguita e Marta Mestre (MAC/CCB) e artistas convidados.
Auditório do Museu | Sujeito ao número de lugares disponíveis
◾ Jardins: Lugares de Olhar
Ivo Meco
Sábado, 29 de novembro, às 15:00
Este passeio-conversa com Ivo Meco — professor, escritor e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Botânica — cruza o legado de Burle Marx, espelhado na exposição do Museu, com três dos jardins que o rodeiam, evocando um olhar contemplativo sobre as espécies e uma partilha sobre as curiosidades de cada uma delas.
Mediante inscrição prévia através de formulário e aquisição do bilhete de entrada no Museu
◾ Visita à exposição
Sábado, 6 de dezembro, às 16h00
Com artistas convidados e as curadoras Nuria Enguita e Marta Mestre (MAC/CCB)
Mediante inscrição prévia através de formulário ou e-mail servico.educativo.museu@ccb.pt e aquisição do bilhete de entrada no Museu.
-
A Fundação CCB reserva-se o direito de recolher imagens e registos de sons para divulgação e proteção de memória da sua atividade artística.
Caso precise de alguma explicação adicional, poderá entrar em contacto connosco através de ccb@ccb.pt.
Preçário
Consulte Bilheteira
Marcações e informações
Visitas orientadas e atividades para escolas e famílias
☎️ Marcações e informações pelo 213 612 800 (chamada para a rede fixa nacional), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações pelo e-mail servico.educativo.museu@ccb.pt
Inscrições até às 13:00 da sexta-feira anterior às atividades.
Horário de funcionamento
De terça a domingo | 10:00 às 18:30 (última entrada às 18:00)
Encerra à segunda-feira
Entrada gratuita todos os domingos até às 14h00, para residentes em Portugal*
bilheteiraccb@ccb.pt
213 612 627 (chamada para a rede fixa nacional)
Ficha Técnica
Imagem: Vista de exposição. (c) Fábio Souza/ MAM
Apoios
Mecenas Centro de Arquitetura MAC/CCB
Mecenas MAC/CCB
Parceiro de Imagem e Multimédia
Apoio
